O.T. 10 anni fa Ayrton è volato in Cielo a Correre per Sempre

MaxVaro

Nuovo Utente
Registrato
26/2/01
Messaggi
3.970
Punti reazioni
302
"Those days when we could assess a driver by his speed and his insights were gone. Ayrton Senna had a combination of knowledge, concentration and strength. We can consider that in terms of concentration during the races, he was three levels above us - he was extraordinary"
(Extracted from the original book "Na Reta de Chegada", Gerhard Berger, Editora Globo, p. 93)


Le immagini che seguono sono tratte dal sito:

http://senna.globo.com/memorialayrtonsenna/

Ci sono anche i links alla Fondazione Senna, che prosegue l'opera di impegno intrapresa in vita dal Campione a favore dei bambini disagiati del Brasile.
 
Ultima modifica:
.
 

Allegati

  • brasil.png
    brasil.png
    63,5 KB · Visite: 176
.
 

Allegati

  • casco1.jpg
    casco1.jpg
    11,7 KB · Visite: 175
.
 

Allegati

  • sfondo casco low.jpg
    sfondo casco low.jpg
    12,9 KB · Visite: 171
.
 

Allegati

  • collage.jpg
    collage.jpg
    10,3 KB · Visite: 172
INSTITUTO AYRTON SENNA – DESENVOLVENDO O
POTENCIAL DAS NOVAS GERAÇÕES

Dois meses antes do acidente em Ímola, em 1994, Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, compartilhou com sua irmã, Viviane, seus planos de empreender uma ação sistemática para criar oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens. Deste desejo nasceu, em novembro daquele mesmo ano, o Instituto Ayrton Senna, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de atuação nacional, que tem como missão contribuir para a criação de condições e oportunidades que propiciem às futuras gerações o desenvolvimento de seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais.
Presidido por Viviane Senna, o Instituto realiza ações que já atingiram, desde sua criação até 2004, 3.931.000 crianças e jovens, em 24 estados brasileiros, por meio de 3.375 parceiros: organizações não-governamentais, escolas e universidades. Nestes dez anos, o Instituto Ayrton Senna investiu R$ 113 milhões em seus programas.
O trabalho do Instituto está pautado no paradigma do desenvolvimento humano. Esse conceito defende que todos nascem com potenciais e têm o direito de desenvolvê-los e para isso precisam de oportunidades. Entre todas as oportunidades que verdadeiramente cumprem esta tarefa estão as educativas. Como base de seu trabalho, o Instituto adotou a teoria dos Quatro Pilares da Educação, desenvolvida pela Unesco, e a transformou em prática cotidiana de sua atuação junto a crianças e jovens, ajudando-os a transformarem seus potenciais em competências para ser, conviver, conhecer e produzir na globalizada sociedade do sé**** 21.
Como o desafio do país de criar oportunidades de desenvolvimento humano para as novas gerações e em larga escala, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu estratégias compatíveis com o tamanho da tarefa. Foi assim que deixou de ser, há vários anos, apenas um centro de atendimento para se tornar um centro de produção de conhecimento e tecnologias sociais com soluções de ampla escala.

Cátedra da Unesco e Centro Avançado
Este posicionamento levou a Unesco a conferir em 2003 ao Instituto a Cátedra em Educação e Desenvolvimento Humano, reconhecendo-o e posicionando-o como uma referência mundial neste campo do saber. O Instituto Ayrton Senna é a primeira organização não-governamental em todo o mundo a receber este título, normalmente concedido a Universidades e centros de excelência em determinado campo do conhecimento.
Continuando sua estratégia de atuação em larga escala, o Instituto lança em março o Centro Avançado de Tecnologias Sociais Ayrton Senna, que terá o objetivo de transmitir de forma sistemática a profissionais da área de educação e terceiro setor os conhecimentos desenvolvidos nestes dez anos.
Os programas do Instituto Ayrton Senna atuam nas áreas de educação formal e educação complementar. Na educação formal são trabalhadas a aceleração de aprendizagem, o combate ao analfabetismo, a gestão escolar e a tecnologia (Programas Acelera, Se Liga, Escola Campeã e Sua Escola a 2000 por Hora, respectivamente). Na educação complementar estão as tecnologias que utilizam o esporte, a arte e o trabalho com a juventude para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas (Programas Educação pelo Esporte, Educação pela Arte, SuperAção Jovem e Aliança com o Adolescente pelo Nordeste).
“O Brasil tem o 12º maior Produto Interno Bruto mundial, mas está na 65ª colocação no Índice de Desenvolvimento Humano. Para viabilizar um país competitivo, justo e democrático temos que atuar em larga escala, dando oportunidades de desenvolvimento a todas as crianças e a todos os adolescentes", diz Viviane Senna. Para atingir o maior número possível de pessoas, o Instituto defende a atuação em parcerias e alianças estratégicas entre organizações do Terceiro Setor, do mundo empresarial e do poder público.

Programas desenvolvidos
EDUCAÇÃO FORMAL
Acelera Brasil
O objetivo do Programa é acabar com a repetência e a defasagem entre a idade do aluno e a série cursada no ensino fundamental, que atinge cerca de 40% de 35 milhões de crianças brasileiras em idade escolar. Adotado como política pública em vários municípios e nos estados de Goiás (a partir de 1999) e Pernambuco (a partir de 2004), o Programa dá às crianças o conhecimento necessário para que recuperem os anos perdidos e sigam em frente com sucesso. Os resultados alcançados sobre mais de 100 mil crianças atendidas é de 99% de sucesso.
Em Goiás, o programa tem como aliado estratégico a Vivo e o governo do Estado. E em Pernambuco, o grupo Empresários pelo Desenvolvimento Humano e o governo estadual. A partir de 2004 está sendo adotado como política pública também pelos estados da Paraíba e Tocantins, onde terá aliança com a Vivo e o governo estadual.

Se Liga
Programa de alfabetização, onde educadores especialmente treinados trabalham junto às crianças, devolvendo-lhes a possibilidade de aprender a ler e escrever e dar continuidade a sua vida escolar.
Tornou-se política pública em Goiás, ao final de 2001, tendo como aliados a Nokia e o governo estadual e conseguindo 96,4% de aprovação. Em 2003 tornou-se política pública em Pernambuco, tendo como aliados o grupo Empresários pelo Desenvolvimento Humano e o governo do Estado. A partir de 2004 torna-se política de Estado também na Paraíba, em aliança com a Microsoft e governo estadual, e no Tocantins, tendo como aliados a Vivo e o governo do estado.

Escola Campeã
O Programa, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil, tem como objetivo a melhoria na qualidade da educação e o sucesso do aluno. Lançado em 47 municípios em 2001, o Escola Campeã criou metodologias para fortalecer a gestão das secretarias municipais de educação e dá suporte para o gerenciamento das escolas, transformando-as em núcleos eficazes e garantindo uma melhor qualidade da educação.

Sua Escola a 2000 por Hora
Não basta ter computador na escola. É preciso colocar essa tecnologia em favor de transformações concretas na qualidade da educação oferecida na rede pública. O Sua Escola a 2000 por Hora, desenvolvido em parceria com a Microsoft e escolas públicas, utiliza o suporte tecnológico para gerar mudanças na comunidade escolar e a sua volta, contribuindo para a implementação de novas formas de ensinar e aprender por meio do uso inovador da tecnologia. Desta forma, cria oportunidades de desenvolvimento humano a milhares de jovens porque oferece uma nova escola que os ajuda a desenvolver seus potenciais como pessoas, cidadãos e profissionais.

EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR
Educação pelo Esporte
O Programa usa o esporte como uma ferramenta de formação integral das novas gerações, por meio de projetos interdisciplinares que integram, além das atividades esportivas, atividades de arte, apoio escolar e orientações de saúde. A idéia é criar oportunidades para que crianças e jovens desenvolvam as competências necessárias, tornando-se campeões na escola e na vida como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Por meio do programa, que tem como aliado estratégico a Audi, crianças e adolescentes de baixa renda passam a ter a oportunidade de freqüentar as 14 universidades parceiras onde o Educação pelo Esporte é desenvolvido. O ambiente de risco é substituído por um espaço educativo e capaz de prepará-los para viver, conviver e trabalhar na sociedade do sé**** 21.

SuperAção Jovem e Largada 2000
“De problema à solução”. Este poderia ser o lema deste programa. Normalmente os adultos vêem os jovens como fonte de problemas. No Superação eles e os próprios jovens são convidados a olharem a si mesmos como parte das soluções do país. Tudo isso é realizado por meio do game SuperAção Jovem, onde os adolescentes são convidados a construírem e implementarem soluções para os problemas concretos de suas comunidades e suas escolas, mostrando assim todo o seu potencial positivo e transformador e colocando-o a serviço do país.
Os parceiros regionais do programa são 6 mil escolas do Estado de São Paulo, o Sesi e a Fundação Athos Bulcão. Em São Paulo ele é desenvolvido em aliança com a Vivo e o governo paulista.

Educação pela Arte
Neste Programa, cantar, dançar ou interpretar não são vistos apenas como recreação, mas permitem o desenvolvimento da meninada. Por meio de diversas linguagens artísticas, crianças e jovens aprendem a ser, conviver, conhecer e produzir, tornando-se capazes de dar novas formas e cores a si mesmos e ao mundo.

Educação pela Comunicação
Os jovens deste Programa elaboram jornais, histórias em quadrinhos, produzem programas para TV e vídeo, estruturam sites.
Ao promover ações educativas que integram as diversas disciplinas do currí**** escolar usando como instrumentos os meios de comunicação, o Programa tem como meta facilitar o acesso dos jovens ao conhecimento e à informação e despertar neles a criatividade, o senso crítico, a capacidade de expressão e de verbalização do que passa em seus corações e mentes.

Aliança com o Adolescente pelo Nordeste
O objetivo deste Programa é desenvolver regiões nordestinas, com baixo desenvolvimento econômico, por meio da formação de jovens protagonistas responsáveis pelas mudanças nas suas vidas e na realidade das microrregiões onde vivem. São parceiros fundadores deste Programa a Fundação Kellogg, a Fundação Odebrecht e o BNDES.
Para conhecer com mais detalhes a atuação do Instituto Ayrton Senna, visite o portal www.senna.org.br. Ele traz informações e vários links para os programas e as ações realizadas.

Instituto Ayrton Senna
Assessoria de Imprensa
Fátima Laranjeira – flaranjeira@ias.org.br - 11-6974-3043
Cleinaldo Simões – simoes@cleinaldo.com.br - 11-5585-3363
Luciana Praxedes – luciana@cleinaldo.com.br - 11-5585-3363
 
.
 

Allegati

  • senna wins.gif
    senna wins.gif
    83,4 KB · Visite: 160
.
 

Allegati

  • senna sguardo.jpg
    senna sguardo.jpg
    21,7 KB · Visite: 170
La concentrazione pre-gara...
 

Allegati

  • concentrazione.jpg
    concentrazione.jpg
    91,7 KB · Visite: 103
La preghiera...
 

Allegati

  • senna_praying.jpg
    senna_praying.jpg
    13,3 KB · Visite: 110
V come VITTORIA !
 

Allegati

  • senna_message.jpg
    senna_message.jpg
    11,4 KB · Visite: 105
Alla guida della Lotus JPS Nera... Bellissima !
 

Allegati

  • lotus15.jpg
    lotus15.jpg
    25,5 KB · Visite: 101
Un passaggio impegnativo a bordo della McLaren N.8
 

Allegati

  • mclaren7.jpg
    mclaren7.jpg
    50,6 KB · Visite: 103
Si aggiusta il casco...
 

Allegati

  • williams11.jpg
    williams11.jpg
    87 KB · Visite: 110
"I ricchi non possono vivere su un’isola circondata da un oceano di povertà. Noi respiriamo tutti la stessa aria. Bisogna dare a tutti una possibilità."

"Sono un privilegiato, ho sempre avuto una vita molto bella. Ma tutto quello che ho ottenuto dalla vita l’ho guadagnato con l’impegno e il desiderio fortissimo di raggiungere i miei obbiettivi , di vincere, nella vita, non come pilota. Perciò lasciate che vi dica che chiunque voi siate nella vita, sia che siate al livello più basso, o al più alto, dovete avere una grande forza e una grande determinazione e dovete affrontare qualsiasi cosa con grande amore e fede in Dio e un giorno raggiungerete i vostri obbiettivi e avrete successo. "
 

Allegati

  • ayrtonsenna_small.jpg
    ayrtonsenna_small.jpg
    16,7 KB · Visite: 108
c'è una cosa che non ho mai dimenticato

il giorno dopo la sua morte, un pilota vinse al suo posto e lo vidi festeggiare come se niente fosse accaduto

che tristezza !

:(
 
i migliori se ne vanno per primi!
grazie ayrton
 
Indietro